Brasil

Por que o Brasil tem menos terremotos que vizinhos?

Geólogos explicam que localização no centro de placa tectônica protege o país de tremores intensos.

Enquanto países vizinhos, especialmente na região dos Andes, registram terremotos de grande magnitude, o Brasil é frequentemente poupado de abalos sísmicos severos. A razão reside na geologia do terri

Esses atritos nas bordas das placas, conhecidas como limites convergentes, liberam imensa energia que resulta em tremores. A Cordilheira dos Andes, por exemplo, é fruto do contato intenso entre as pla

No Brasil, os tremores que ocasionalmente são sentidos, como os leves abalos em Manaus e Belém após um sismo de magnitude 7,2 na Venezuela, chegam com intensidade muito reduzida devido à distância das

Leia a matéria completa no Cosmópoles

Ler matéria completa